Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Cenários da Práxis Pedagógica recebe submissões de trabalhos de pesquisadores e professores doutores e doutorandos nas áreas de Educação. Mestres e alunos de mestrado podem submeter suas contribuições desde que em coautoria com um doutor. É necessário para a submissão de trabalhos o registro no ORCiD (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, o cadastro deve ser feito no site https://orcid.org/.

​Requisitos para a submissão:

1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

3- URLs para as referências foram informadas quando possível.

4- O texto, para todas as publicações, devem estar em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos e segue rigorosamente o

5- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e no correspondente ao tipo de seção a que o texto está sendo submetido.

6- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

7- Anexar folha com assinaturas de todos os autores em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, com a concordância de todos com o processo de avaliação e no caso de aprovação, com a publicação do texto. Exemplo da folha a ser anexada:

8- Indicar no local apropriado no template as contribuições de cada autor no projeto e para elaboração do texto no ato da submissão.

9- Passar pelo software CopySpider o texto a ser submetido para avaliação e anexar em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, print da tela do software anti-plágio com o resultado da busca. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download

10- Anexar, em Documentos Suplementares, cópia do Documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição de vínculo, quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos.

11- Caso receba a aprovação do texto submetido, os autores procederão à revisão gramatical do texto (inclusive os resumos nas línguas estrangeiras), por si próprio ou por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto. No caso de apresentação para publicação de versão em língua estrangeira do artigo aceito, é necessário indicar o nome completo do tradutor responsável. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

​12- Quantidade de páginas, dentro da formatação padrão (ABNT) - artigos: 15 a 20 páginas; relatos de experiência: 06 a 10 páginas; produtos educacionais: 06 a 12 páginas.

​13 - Os autores são responsáveis pela originalidade do texto, bem pelo uso adequado do referencial teórico e pela revisão gramatical no idioma escolhido.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Artigos

Relatos de pesquisas concluídas ou síntese de pesquisa original.

Produtos Educacionais

Esta seção tem por finalidade a divulgação de produtos educacionais e a apresentação de resultados de mestrados profissionais na área do ensino. A definição de produto educacional, conforme apresentado na literatura, é a seguinte: "No Mestrado Profissional, distintamente do Mestrado Acadêmico, o mestrando necessita desenvolver um processo ou produto educativo e aplicado em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, em formato artesanal ou em protótipo". Esse produto pode se materializar em uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de videoaulas, um equipamento, uma exposição, entre outras possibilidades. A dissertação/tese deve ser uma reflexão sobre a elaboração e aplicação do produto educacional respaldado no referencial teórico-metodológico escolhido. A área de Ensino conceitua o produto educacional como o resultado de um processo criativo gerado a partir de uma atividade de pesquisa, com vistas a responder a uma pergunta ou a um problema ou, ainda, a uma necessidade concreta associados ao campo de prática profissional. Tal produto pode se materializar em um artefato real ou virtual, ou ainda, ser um processo. A produção pode ser realizada de forma individual, por um discente ou docente, ou coletiva. A apresentação de descrições e especificações técnicas é fundamental para garantir a compartilhabilidade e o registro adequados do produto ou processo. Conforme consta no documento da Área 46 da Capes, especificamente no campo referente ao Ensino.

Relato de Experiência

Seção voltada, sobretudo, para o relato de experiências de professores da Educação Básica.

Resenha

As resenhas destinam-se a avaliações críticas de publicações recentes na área de ensino que tenham registro no sistema ISBN (livros).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.