Desenvolvimento de um modelo neural para estimar a massa de sólidos acumulada na filtração de água na irrigação localizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21167/cqdv25e25008

Palavras-chave:

Redes neurais artificiais, Irrigação, Massa de sólidos

Resumo

A conservação da água é uma questão de grande importância e, por isso, novas técnicas são constantemente desenvolvidas para minimizar esse desafio. No Brasil, a técnica de irrigação localizada tem sido amplamente adotada para maximizar a eficiência do uso da água. No entanto, a eficácia dessa técnica é comprometida pelo entupimento dos orifícios dos emissores de água por partículas sólidas de matéria orgânica e inorgânica que se acumulam nos próprios filtros. Por isso, foram empregadas Redes Neurais Artificiais para estimar a massa de sólidos acumulada na filtração, a fim de monitoriar o processo para que a vazão de água seja minimamente afetada. Utilizando um banco de dados experimental disponível na literatura, um modelo neural foi implementado através do algoritmo de aprendizagem de Levenberg-Marquardt, mostrando-se extremamente eficaz nesse caso, com erro relativo percentual médio de 0,29\% na previsão dos valores de massa de sólidos acumulada.

Biografia do Autor

  • Mayumi Laura Daniel Kamachi, , Instituto de Química, Unesp

    Sou estudante de Engenharia Química pela UNESP Araraquara, tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e tenho um interesse especial pela interseção entre a engenharia e a inteligência artificial. Durante meu segundo ano da graduação, tive a oportunidade de realizar uma iniciação científica com bolsa PIBIC na área de Redes Neurais Artificiais (RNAs). Durante essa experiência, trabalhei em projetos de pesquisa que exploraram a aplicação de RNAs em problemas de otimização, em especial para a contribuição à irrigação na agricultura. Através dessa iniciação científica, adquiri habilidades em programação, análise de dados e modelagem de sistemas complexos. Além disso, a iniciação científica me proporcionou um ambiente de trabalho colaborativo, onde pude interagir com outros pesquisadores e trocar conhecimentos sobre os avanços mais recentes na área de inteligência artificial. Essa experiência me despertou para um novo campo de interesse: a engenharia química, combinada à aplicação de tecnologias inovadoras para solucionar desafios complexos da sociedade. Estou muito engajada para prosseguir minha trajetória acadêmica e profissional, buscando novas oportunidades e contribuindo para o progresso da ciência e da tecnologia.

  • Érica Regina Filletti, , Instituto de Química, UNESP

    possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Araraquara. Tem experiência em Escoamentos Multifásicos, com ênfase em solução numérica de Equações Diferenciais Parciais, em Redes Neurais Artificiais aplicadas à problemas de Química, Física e Engenharia e também em Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

20-11-2025

Edição

Seção

Edição Especial ERMAC 2024

Como Citar

KAMACHI, Mayumi Laura Daniel; FILLETTI, Érica Regina. Desenvolvimento de um modelo neural para estimar a massa de sólidos acumulada na filtração de água na irrigação localizada. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 25, p. e25008, 2025. DOI: 10.21167/cqdv25e25008. Disponível em: https://revistas.bauru.unesp.br/index.php/revistacqd/article/view/464. Acesso em: 12 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)